Por que o Brasil tem potencial extraordinário para liderar transição de Energia renovávél

Nosso país ocupa posição rara no mundo! Pois possui combinação perfeita de geografia privilegiada, recursos naturais e clima favorável

O Brasil tem uma posição privilegiada em diferentes segmentos de energia, com destaque para o seu grande potencial de geração a partir das chamadas fontes renováveis.

A Agência Internacional de Energia (AIE) considera a matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo e aponta o país entre os mais capazes de contribuir com a redução do impacto da geração de energia no efeito estufa.

A crise atual tornou mais urgente acelerar a descarbonização da energia no mundo, tema objeto de um relatório da AIE em 2021 que representou uma ruptura para a agência. O texto defendeu carbono zero no setor de energia até 2050.

Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontam que 48,4% da matriz energética brasileira têm origem renovável, bem mais que os 13,8% da média mundial e os 11% dos países mais ricos, reunidos na OCDE.

Nessa corrida, o Brasil sai em vantagem.  Para especialistas, o país tem condições de liderar essa nova agenda global, mas precisa de planejamento e políticas públicas para o desenvolver novas tecnologias na área.

Fonte: O Globo

Quer saber  se você vai ter algum dinheiro pra receber da restituição do imposto de renda?

Arrasta pra cima e Leia o artigo simples e resumido que preparamos pra você!